quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Ainda sobre a questão da verdade, significa dizer que no embate entre a razão objetiva e a razão subjetiva, esta seja imperativa em suas concepções em relação à primeira, mesmo que não absolutas?‎

Não é isso não. As concepções subjetivas têm menor valor do que as objetivas, pois estas são um consenso de subjetividades. A verdade teria, assim, três níveis: absoluto, objetivo e subjetivo. O subjetivo é o básico e o que se obtém pela aplicação dos órgãos dos sentidos ao exame das coisas e dos fatos. Como disse, esta verdade não tem garantias de validade, ou seja, de que seja, de fato, consoante a realidade. Todavia, havendo consenso entre muitas subjetividades, pode-se considerar que tal consenso represente uma objetividade, que seria a concepção independente do sujeito declarante. E isso é o que mais próximo se pode ter da verdade absoluta, que, mesmo existindo teoricamente, dificilmente pode ser obtida. Além do consenso entre as observações empíricas da realidade, a verdade objetiva pode se valer do raciocínio lógico para convalidá-la como conclusão a partir de outras afirmações tidas como verdades a respeito de fatos que sejam correlatos.

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