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quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
Professor, mas fazer muitos exercícios do que acabou de aprender não é a melhor maneira de fixar e não esquecer o conteúdo com o tempo?
Alguns sim. Muitos não é preciso. Basta que se verifique que se sabe. E o bom método de se aprender não é pretendendo decorar a matéria e sim agindo como um pesquisador que torna a descobrir, por si mesmo, o conhecimento. Por isso é que o bom professor não ensina. Ele promove a aquisição do conhecimento por parte do próprio aluno. Não tem que dar tudo de mão beijada. Tem que fazer o aluno queimar a cuca para descobrir. Isso é que o faz não esquecer. O professor tem que, por exemplo, pedir aos alunos para fazerem um levantamento das situações nas quais, aparentemente, o conteúdo dado se aplica mas que, em verdade, não se aplica. Isso é essencial. O método que a maioria dos professores usa é ineficaz para o aprendizado. Eles não conhecem neuropedagogia. Há muitos que desdenham as cadeiras pedagógicas de seu curso de licenciatura. Até mesmo pedagogos não conhecem neuropedagogia. Porque muitos pensam que a mente não seja, de fato, uma ocorrência neurológica.
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