Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
Um país laico pode ter um Cristo Redentor de estátua sem problema algum? (Acho que não vejo problema, desde que outras religiões tem o acesso livre á fazer o mesmo numa área pertencente á eles)
Claro que pode. Como pode ter uma grande estátua de Buda, de Krishna, de Lutero, do Padre Cícero, de Ogum, de Zoroastro, de Maomé (mas os muçulmanos não permitem), de Moisés, até de Satanás. Da mesma forma que podem ser erigidos templos cristãos, judaicos, muçulmanos, hinduístas, budistas, xintoístas ou de que religião sejam. Sem o menor problema. Ou ateístas, caso houvesse. Isso é que é laicismo. É ter ampla liberdade religiosa e não privilegiar qualquer uma delas. No passado o cristianismo foi privilegiado, pois a colônia e o império eram oficialmente católicos. Isso faz parte da história, de modo que essa prevalência continuou na república, mesmo não sendo mais oficial. Assim se construiu o Cristo Redentor do Corcovado e inúmeras outras réplicas em várias outras cidades. Faz parte da cultura e da história e não é para ser demolido, como não são para ser demolidas nenhuma igreja ou templo de qualquer religião, mesmo que elas venham a acabar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário