Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 27 de março de 2015
A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre. (Oscar Wilde) - O que pensa?
Infelizmente o grosso da população tem um nível cultural, uma intelectualidade, uma sensibilidade artística e um conhecimento científico e filosófico elementares, de modo que acabam não apreciando as manifestações mais refinadas disso tudo. Como reação, em geral, ao invés de se esforçarem para conseguir compreender e apreciar tais expressões, acabam sendo refratárias e hostis a elas. Trata-se do reverso da medalha dos eruditos que desprezam as manifestações da cultura popular. Ambas atitudes reveladoras de um espírito mesquinho. Assim, para agradar a muitas pessoas avessas a algum modo de ser mais intelectualizado, mercê se faz despir-se da intelectualidade e se apresentar como não intelectualizado. Considero que isso não seja algo bom. Claro que abomino o pernosticismo ou qualquer tipo de gabolice. Todavia considero que a pessoa inteligente e culta possa se mostrar acessível a quem não o seja sem abdicar de sua cultura e inteligência. Não é indispensável ser medíocre não (ou fingir que o seja). Por outro lado, não vejo porque ser popular se configure em algo desejável. O importante é ser autêntico. Mas também é importante que essa autenticidade seja reveladora de um bom caráter e de uma personalidade acessível e amistosa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário