Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 26 de março de 2015
eu tenho a impressão de que o budismo está muito mais próximo de ser uma filosofia de vida onde se busca uma postura ideal diante dos acontecimentos definida de acordo com um modo específico de compreendê-los,do que de uma religião,é incoerente desejar se alinhar a este ideal budista sendo ateu?
No budismo há um componente muito forte de filosofia de vida que pode, perfeitamente, ser adotada dentro de uma concepção atéia. Todavia há, também, um componente religioso, que é a concepção de karma e de sansara, que não é compatível com a concepção ateísta de que, além da não existir nenhum deus, também não existem espíritos, isto é, a realidade objetiva é uma realidade apenas física. Sem a concepção de alguma realidade não física, isto é, sobrenatural, mesmo não havendo deus, não é possível a realização da sansara e nem o karma tem nenhum significado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário