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sexta-feira, 13 de março de 2015
Professor o que é pensar? E se fosse ensinar isso à alguém, como faria?
Pensar é articular idéias, isto é, formular juízos, tirar conclusões, tomar decisões, evocar memórias, perceber uma sensação, associar idéias, imaginar, abstrair, generalizar, ter sentimentos, experimentar emoções, comandar ações. Trata-se de uma atividade mental executada por interações entre neurônios. Pensar é uma atividade instintiva que se forma no desenvolvimento embrionário, da mesma forma que respirar, circular o sangue, fazer a digestão, filtrar o sangue e outras. Todavia pode-se treinar o organismo a pensar melhor pensando, exatamente como se treina a nadar nadando ou se treina a andar de bicicleta andando. Há que se dedicar tempo do dia a ficar pensando. Tem gente que estranha quando alguém está pensando e quer demovê-lo disso. Nada disso. É importantíssimo ficar pensando. Não, como se diz, "pensando na vida", se bem que isso pode também. Mas, principalmente, pensando em problemas abstratos, sobre a constituição e organização do Universo, da Sociedade. Ou criando obras de arte imaginárias, sistemas lógicos. Não é para passar o tempo dedicado a atividades intelectuais apenas lendo, escrevendo, discutindo ou conversando, mas, também, pensando. Claro que se pode pensar enquanto se lê ou se conversa e isso é ótimo também. Vai-se lendo e, enquanto isso, meditando sobre o que se está lendo, inventando situações e soluções. Isso também é ótimo ao se conversar. Ir conversando o que se vai pensando com todos os envolvidos. E se articulando sistemas ainda inexistentes. Isso é fantástico e uma atividade extremamente prazerosa. Mesmo que não tenha utilidade nenhuma. Outra coisa boa é ir escrevendo o que se vai pensando, mesmo que não se chegue a conclusão nenhuma. É uma coisa de doido, mas coisa de doido é das mais interessantes de se fazer.
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