Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 26 de março de 2015
Uma pessoa que sequer conhece a fundo a História da Filosofia, seria capaz de filosofar? Saul Kripke é um filósofo vivo, talvez um dos mais proeminantes deste século, e ele apenas possui um BA em Matemática. Filósofos de verdade são verdadeiros gênios, isto é um fato, por isso há tantos intérpretes.
Claro que para filosofar não é preciso conhecer a história da Filosofia. Mas se conhecer ajuda, desde que a pessoa não se prenda a isso, isto é, que não fique preocupada em ficar conferindo se o que está propondo já foi proposto por alguém e por quem. Isso é bobeira. Você pode inventar o que já foi inventado e estar inventando, pois você não sabe que já foi inventado. O que você não pode é pretender ter direito nenhum sobre o que cria ou inventa. Tudo o que se descobre é para ser doado ao mundo, sem pretensão de propriedade. Especialmente em ciência e filosofia. E ciência e filosofia não requerem nenhuma permissão legal para serem feitas. Se um advogado descobrir uma nova lei da Física, está descoberta e pronto. E se algum agricultor descobrir alguma relação filosófica ou propor algum sistema consistente, está feito, e pronto. Essa reserva de mercado do conhecimento a quem possua alguma formação formal a respeito é ridícula.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário