Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 4 de maio de 2015
Professor, fiquei curioso quando você disse que o Deísmo é falso, por que acha isso? Eu acho o Deísmo uma postura filosófica mais lógica que o Ateísmo, pela complexidade do Universo, dos organismos e da natureza.
É falso porque considera que exista alguma entidade extrínseca ao Universo que o tenha produzido por um ato voluntário, sem ter nada a partir do qual o fazer. A questão não é não ter algo de que o Universo teria provido. Isso não existiu seja qual for a concepção que se tenha a respeito de seu surgimento. A questão é que, se houvesse um Deus que fez o Universo, havia algo antes do Universo e como o Universo é o conjunto de tudo o que existe, isso seria Universo, o que é uma contradição. Portanto não é possível que tenha havido algo que agiu para que o Universo tenha surgido a partir de nada. Ele surgiu a partir de nada sem causa nenhuma. Não há outra opção aceitável. Supor esse criador é um absurdo. Considerar que, além de criador, tal entidade também seria um provedor é um absurdo maior ainda. Mas a rejeição do absurdo maior não significa o aceite do absurdo menor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário