Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 29 de junho de 2015
Professor, o que responder quando uma pessoa disser que "Nada é por acaso, tudo acontece por uma razão......"? Sei que quase tudo é por acaso, mas não consigo articular uma boa resposta convincente.
Porque o fato de ser por acaso é a hipótese básica se não se tiver uma comprovação de que não seja. Isto é, para se dizer que algo não seja por acaso é preciso que se tenha uma razão comprovada de que não seja. E para se dizer que tudo TEM que ter uma razão é preciso que se comprove que, de fato, toda ocorrência se dê em razão de uma causa. Ora, não se tem a comprovação cabal de que todas as ocorrências, uma por uma, se deem em razão de uma causa. Então não se pode afirmar que tudo tenha uma razão. Como não se pode afirmar que TUDO seja por acaso. Há ocorrências que se dão por uma razão é há outras que não. Estas, inclusive, são maioria. Há quem diga que se não se achou a razão ela existe, mas está oculta. Não há nada que garanta que tenha que existir razão para tudo. Isso é impossível de ser demonstrado. Trata-se de uma crença que não possui embasamento para ser sustentada. Afirmar a necessidade de causa só é algo que se possa fazer se se comprovar, à exaustão, que cada evento seja efeito de uma causa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário