Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 29 de junho de 2015
Professor, qual a utilidade em saber que uma determinada sequência/série converge/diverge? Além disso, qual seria a utilidade disso na computação?
A maioria dos algorítimos que fazem uso de funções transcendentes em computação, como as trigonométricas, as exponenciais, as logarítmicas, as hiperbólicas, as estatísticas se valem de séries infinitas para obter o valor aproximado das funções. Esse valor somente será significativo e confiável se a série que o obtiver for convergente. Por isso é importante que sejam definidas séries convertentes para a obtenção de resultados aproximados de cálculos numéricos que os programas de computador devam fornecer, como tabelas de amortização de juros, por exemplo, além de várias outras de uso científico em meteorologia, climatologia, agronomia, química, física, economia, sociologia e outras ainda. Séries divergentes não podem ser utilizadas para computar coisa nenhuma, pois seus resultados não representam aproximações dos valores reais das funções. Até de uma simples raiz quadrada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário