Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
A maior parte da produção na área de Estetica na filosofia tem algum valor? Ou são elucubrações sem qualquer rigor e cientificidade? O que você acha interessante nessa área?
Estética não é uma ciência. Portanto não tem significado pretender que suas considerações sejam científicas, mesmo que ela possa se valer de alguma metodologia científica. Estética é uma disciplina filosófica. Como toda disciplina filosófica, exceto a Lógica, a Estética não pode ser rigorosa. A Filosofia, por definição não é rigorosa, pois é sujeita a juízos de valor subjetivos. Isso não significa que a Filosofia e, dentro dela, a Estética, seja temas desprovidos de significado. Pelo contrário, têm muito significado. Mas ter significado não é o mesmo que ser rigoroso. Psicologia não é rigorosa, Economia não é rigorosa, Sociologia não é rigorosa, História não é rigorosa. E todas elas possuem muito significado. Além de serem muito interessantes. Como a Estética, a Ética e a Epistemologia, que cuidam do fazer, do agir e do saber. É interessantíssimo investigar os critérios que a humanidade considera para atribuir os valores de belo e de feio a algo que se possa contemplar. Inclusive para que, ao se produzir alguma obra de arte, se possa fazê-lo de modo a provocar prazer estético em sua contemplação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário