Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
por que um campo magnetico constante nao produz uma corrente? Perguntei isso pro meu professor de fisica e ele ficou enrolando falando que tem a ver com fisica quantica.
Não tem a ver com a Física Quântica não. Para haver corrente se requerem dois fatores: Portadores de carga e um campo elétrico que os impulsione. Os condutores possuem portadores de carga livres. Para que uma corrente se estabeleça neles é preciso haver um campo elétrico que os empurre, senão as colisões deles com os átomos do material cessa a corrente. Esse campo elétrico pode ser fornecido por acúmulo de cargas, como é propiciado por baterias. Mas pode ser fornecido eletromagneticamente. Acontece que campos elétricos e magnéticos são manifestações de um único campo, o eletromagnético. Ele se manifesta como elétrico ou magnético em função de seu movimento em relação ao observador. Uma carga elétrica gera em torno de si um campo eletromagnético que, para um observador parado em relação a ela é só elétrico mas para um observador se movendo em relação a ela é tanto elétrico quanto magnético. Então, como um campo magnético é gerado por carga em movimento em relação ao observador, ele só faz força sobre cargas em movimento. Ou reciprocamente, se ele estiver em movimento, caso a carga esteja parada. Mas esse movimento pode ser, simplesmente, uma variação de intensidade. O que importa é que não seja constante. Quando a quantidade de campo magnético (e não a intensidade) varia em uma região, surge um campo elétrico, que, então, empurra as cargas. Reciprocamente, se a quantidade de campo elétrico (e não a intensidade) for variável, surge um campo magnético. Esse duplo comportamento é que gera as ondas eletromagnéticas. Isso é um comportamento observado na natureza que não se sabe a razão, mas se sabe como acontece, inclusive por meio de fórmulas. Mas, do mesmo modo que a atração gravitacional entre massas ou a atração e a repulsão entre cargas, não se conhece a razão por que ocorrem. Só se sabe que acontece e como acontece.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário