Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
Professor Ernesto, como os astrônomos da época de Kepler (por volta de 1600), conheciam seis planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno, fazendo apenas observações a olho nu?
A existência desses cinco planetas (pois, até Copérnico, não se considerava que a Terra fosse um planeta), já era de conhecimento da humanidade há alguns milhares de anos antes de Cristo. É fácil observá-los, especialmente não havendo iluminação artificial noturna na Terra. Basta observar o céu estrelado todo dia e reparar que algumas estrelas, de um dia para o outro, não estão no mesmo lugar do céu. Elas então foram chamadas de "viajantes", que, em grego, é "planetas", nome que permaneceu em latim e nas línguas europeias. São, justamente, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, todos bem visíveis a olho nu. Os nomes atuais deles foram dados pelos gregos em homenagem a seus deuses mitológicos. Procure um atlas celeste (tem na internet), localize a posição diária deles e os observe. Mas tem que sair das cidades e ir para o meio do mato, de onde não se veja luz artificial nenhuma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário