Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
Ernesto, por que, a nível fundamental, o centro de massa é um conceito válido? Especialmente se considerando a atração gravitacional. Não é a massa de cada bárion que causa o efeito de atração? Se sim, por que se pode considerar que um ponto faça isso "sozinho"?
Não é só em nível fundamental. O centro de massa é um ponto matemático (isto é uma abstração) que se comporta "como se" toda a massa do sistema estivesse concentrada nele, para efeitos de movimento translacional. Então a trajetória de um sistema, em relação às interações sofridas por ele por parte do que esteja fora dele, pode ser dividida em duas partes. A do centro de massa e a das partes do sistema em relação ao centro de massa. Isso facilita muito a análise matemática do movimento. Todavia, fisicamente, o que acontece, de fato, é a interação biunívoca entre cada par de partículas do sistema entre si, dentro dele, e entre cada partícula com o restante do universo fora do sistema.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário