domingo, 10 de janeiro de 2016

Antes, em sua descrição tinha escrito "filósofo" como características (eu não estou louco) por que se considera um filósofo? desde quando se tornou um? o que é ser filósofo?

Há duas acepções para "Filósofo". A primeira é a de uma pessoa que tenha uma preparação formal em Filosofia, tendo feito bacherelado, mestrado e doutorado em Filosofia. A segunda é a de uma pessoa que "filosofa", isto é, que se debruça sobre a realidade em todos os seus aspectos, reflete sobre eles e suas relações, investiga, coteja, comenta, critica, contesta, elabora suas próprias considerações, tira conclusões a respeito de tudo isso e as exara de modo claro e embasado em argumentações esclarecedoras e convincentes. Nesse segundo sentido é que digo que sou um filósofo. Todavia, diletantemente, também sou uma pessoa inteirada do conteúdo acadêmico da Filosofia, bem como de sua história. Uma crítica que tenho feito aos cursos de Filosofia no Brasil é que eles formam apenas "entendidos" ou "comentadores" de Filosofia e não, propriamente "Filósofos". O ideal, e isso eu gostaria de fazer, é, justamente, unir os dois aspectos, como, em geral, se deu com os grandes filósofos de história da Filosofia. Tentei começar a fazer o bacharelado em Filosofia mas meu trabalho não me permitiu ter tempo suficiente para o grande volume de estudo que eu teria que me dedicar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails