Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 10 de janeiro de 2016
O que você percebe como interessante e relevante na filosofia grega? E o que percebe como desinteressante e errôneo? Conheço pouco, mas sei que houveram muitas concepções equivocadas da realidade nessa época, assim como alicerces da filosofia que se mantém até hoje. O que pensa?
A grande relevância da filosofia grega reside no fato de que ela rejeita as explicações mitológicas e se debruça sobre a realidade para explicá-la empírica e racionalmente, mesmo que nem sempre encontre as explicações corretas. Os erros que foram cometidos se deveram às acepções doxais assumidas que, de certa forma, passaram a fazer o papel dos mitos, mesmo que restritos a certa corrente de pensadores. Daí a existência das várias "escolas", com base nos pressupostos fundamentais que assumiram. Mas isso é uma problema que a Filosofia Moderna ainda possui, bem como a Psicologia, a Sociologia, a Economia e outras que eu chamo de "protociências" (se bem que a Filosofia já não seja mais uma ciência, mas na época grega era). A tendência é que todas as ciências, gradativamente, deixem de fazer uso dessas propostas fundamentais doxais e se tornem completamente epistêmicas, com fundamentação empírica verdadeiramente comprovada (mesmo que sempre provisórias), como se dá nas ciências naturais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário