Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 5 de agosto de 2016
Ernesto, há uma questão que teístas fazem a nós ateus que me intriga bastante e eu acho muito dificil de responder, seria o seguinte: nós temos materia e há ordem na materia, então de onde vem essa ordem e principios na materia? 02/12/2015
Não vem de nada precedente. Quando surgiu o conteúdo do Universo, também surgiram as interações que ele experimenta e o modo como tudo se dá. Sem que nenhum desses três aspectos precedesse ao outro. Foi um surgimento em bloco: Conteúdo, interação e leis físicas. Bem como o espaço em que tudo se acomoda e o tempo em que tudo evolve. As leis físicas não existem se não houver algo a que se apliquem. As interações não existem se não houver algo que interaja. E esse algo não existe sem interagir e interagir do modo como as leis descrevem que o faça. Note que tudo isso aconteceu por acaso. Poderia não ter acontecido, pois não há razão nenhuma para que assim se desse e poderia ter acontecido de outra forma, pois não há razão nenhuma para que fosse do modo que foi. Sem razão (motivo), sem propósito e sem haver de que provir. Aliás, mesmo que considera que esse surgimento não foi fortuito e sim o produto de um ato criativo de alguma entidade extrínseca ao Universo, também tem que considerar que essa "criação" teria se produzido sem ter de que provir, pois, se assim não o fora, aquilo de que o conteúdo do Universo teria provido já seria Universo que, então, não estaria sendo criado mas, apenas, transformado. Por outro lado, se o Universo é o conjunto de tudo o que existe, não é possível que exista alguma entidade extrínseca à ele. Então ele já existiria na forma dessa entidade, que teria promovido a transformação de si ou parte de si no que se chama, hoje, de Universo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário