quinta-feira, 4 de agosto de 2016

https://ask.fm/wolfedler/answers/132910003485 E como faço para entender o raciocínio, para aplica-lo em qualquer situação? Tem algum método? 01/12/2015

A aprendizagem científica envolve quatro etapas: conhecer, entender, compreender e aplicar. Para conhecer há que se saber muito bem o conceito e as definições de todos os elementos que participam do assunto. Ou seja, de que se trata, como identificar que seja aquilo e como distinguir de algo parecido, mas que não seja. Para entender é preciso saber em que fatos aqueles elementos participam, como se relacionam (quais fórmulas existem a respeito) e como essas relações são induzidas ou deduzidas. O interessante é saber as fórmulas na forma de texto corrido, e não apenas simbolicamente. É bom, também, fazer uso delas com os elementos representados por letras diferentes das usuais. A compreensão se prende ao conhecimento de como aquele assunto se relaciona com o resto dos assuntos, tanto os que o precedem quanto os que o sucedem ou são paralelos. Ou seja, é preciso saber as origens e as consequências. Isso inclui saber deduzir fórmulas inéditas para novas situações ainda não apresentadas. Treinar deduções de fórmulas é importantíssimo. Mas não é decorar as deduções já apresentadas e sim saber deduzir algo inédito. Finalmente há que se adquirir a habilidade de aplicar esses conhecimentos na solução de problemas reais ou hipotéticos em que o assunto se enquadre. A primeira coisa é identificar, apresentado o problema, em que assunto ele se enquadra. Então equacionar a solução, inicialmente de forma apenas literal (sem substituir valores numéricos) e desenvolver o raciocínio de modo a obter uma expressão que conduza ao resultado pretendido, algumas vezes por substituições sucessivas, outras vezes pela solução de um sistema de equações. Isso permite, em muitos casos, a eliminação de variáveis que se cancelam. Uma vez obtida a expressão, substituir os valores numéricos e fazer as contas, sem esquecer de atribuir a unidade, se for o caso. Caso os dados sejam fornecidos em unidades incompatíveis, antes é preciso que elas sejam convertidas num conjunto compatível. Um bom professor sempre faz assim ao apresentar a matéria e ao resolver exercícios e problemas exemplificativos. Os problemas devem ser resolvidos com comentários, à medida que são desenvolvidos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails