Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
Professor, os buracos negros acumulam força gravitacional ao engolirem estrelas? Eles adquirem força gravitacional por terem grande quantidade de massa concentrada? 29/11/2015
A força gravitacional de um buraco negro é a mesma do núcleo da estrela da qual ele se originou depois que ela explodiu e lançou sua envoltória para o espaço, formando uma nebulosa planetária. A diferença é que a massa desse núcleo se recolheu a um volume extremamente pequeno, de modo a formar em torno de si uma região de não retorno do que cair lá dentro. Nem todo buraco negro engole estrelas. Só os que já possuem outra em órbita deles ou que, por acaso, em sua trajetória, se aproximarem de alguma. No núcleo das galáxias, como as estrelas são muito próximas, se uma se tornar buraco negro, terá muito mais chance de encontrar outras por perto e sugá-las. Com isso sua massa vai aumentando e sua força gravitacional também. Mas, então, ele promoverá uma região vazia em torno de si, com as demais estrelas afastadas orbitando-o. Só que uma galáxia é milhões de vezes maior do que o buraco negro do seu centro, de modo que ele não conseguirá engoli-la por inteiro. Exceto as galáxias primordiais, que hoje são vistas como os "Quasars", que se formaram quando o Universo era jovem e muito mais denso ainda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário