quinta-feira, 22 de setembro de 2016

"Isso é óbvio." Hoje em dia. Mas não era muito óbvio antes da descoberta da geometria fractal por Mandelbrot. Galileu Galilei e Isaac Newton acreditavam que a natureza podia ser bem representada através de formas euclidianas, por exemplo... 10/02/2016

Mas eles sabiam que nuvens, praias, montanhas, árvores e tais tipos de coisas não eram geometricamente regulares. O que eles consideravam regulares eram as formas dos astros (esféricos) e de suas órbitas (circulares). O que Kepler propôs foi que os diâmetros das órbitas estavam de acordo com uma sequência de sólidos regulares inscritos e circunscritos a esferas (com relação ao raio médio). Da mesma forma que a conhecida "Lei de Bode"
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Titius-Bode
Essa noção de regularidade ainda é perseguida pelos cientistas em sua busca pela "Teoria de Tudo", que as propostas das cordas, supercordas e branas apresenta. Todavia acho interessante a leitura do livro "Universo Imperfeito" do Marcelo Gleiser. O interessante é que os fractais e as teorias de Caos, acabam encontrando uma regularidade nas irregularidades.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails