De certa forma sim. Porque a direita, em essência é a concepção de que as desigualdades sociais sejam justas e, até, necessárias. Para mim isso é uma ignomínia. Não é possível haver desigualdade social nenhuma em uma sociedade justa. Todas as pessoas têm que ter o mesmo estatuto social. Ninguém pode ser superior e nem inferior a ninguém. As pessoas apenas possuem atribuições, funções e atividades diferentes na sociedade. Mas todas têm que ter todas as prerrogativas igualmente concedidas, sem distinção de nenhum aspecto, seja econômico, seja racial, seja sexual, seja de gênero, seja religioso, seja de nacionalidade ou o que for. E também estarem sujeitas às mesmas responsabilidades, deveres e obrigações sociais. Sem o mínimo resquício de privilégio para ninguém. E a direita, em geral, considera que haja classes sociais (um absurdo, em meu entendimento) e que os pertencentes a diferentes classes possam gozar de privilégios que outros não gozem. Para mim isso não é ético. Então eu penso que uma pessoa que adote e defenda tais concepções não é uma pessoa de bom caráter. Por isso é que acho importante que o processo educativo esclareça a juventude sobre os conceitos de "direita" e "esquerda", bem como os conceitos políticos de autocracia, democracia e acracia e os conceitos econômicos de capitalismo, socialismo e comunismo, que são muito confundidos pelas pessoas.
Veja estes diagramas:
http://s26.postimg.org/w7mbbx6d5/infografico_traduzido_baixa_copy.jpg
http://s26.postimg.org/n140on14p/valores_de_esquerda_x_direita.png
É preciso notar, contudo, que esses diagramas foram elaborados em uma concepção socialista de esquerda e não comunista. Assim eles atribuem ao estado um papel muito grande na condução da sociedade pela concepção esquerdista. Na concepção comunista não é assim. O estado é mínimo, como na concepção capitalista (de direita), mas os meios de produção e de serviços, bem como o resultado da produção e dos serviços são compartilhados por todos e não pertencentes a poucos detentores do poder econômico. Note, ainda, que o entendimento comum da palavra "comunismo" é coincidente com o entendimento da palavra "socalismo", o que é um grande equívoco, pois o socialismo é estatizante e autocrático enquanto o comunismo é não estatizante e democrático ou acrático (de preferência). Mas o uso costumeiro da palavra "comunismo" a associou a "socialismo", porque a proposta marxista (que, absolutamente, não apoio) era a de se atingir o comunismo, no futuro, por meio do socialismo e da famigerada "ditadura do proletariado". Por isso é que muita gente se considera anticomunista, sem saber o que, de fato, o comunismo é.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário