Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 6 de maio de 2017
Ernesto, estava pensando em cursar filosofia, mas tenho medo das faculdades apenas te ensinarem a ser professor e não a pensar verdadeiramente como um filosofo. O que você acha do curso?
Realmente os cursos de Filosofia no Brasil apenas formam "entendidos em Filosofia" e não filósofos. Isso acontece, também, com os cursos de Letras, que formam "entendidos em Literatura", mas não literatos. Uma lástima. É muito difícil mudar essa realidade. Os professores, inclusive, reprimem o livre pensamento, as contestações à linha filosófica que cada faculdade segue. Todavia é possível, pelo esforço pessoal, superar essa limitação e se tornar um verdadeiro filósofo. Mas tem que dar muito murro em ponta de faca. Claro que, liminarmente, há que se ser um excelente "entendido em Filosofia", para poder começar a pensar em ser filósofo. Isto é, tem-se que ser um aluno muito acima da média, ou seja, um aluno "brilhante". Que seja capaz, nas avaliações, de dar conta de tudo o que os professores querem e ir além, com sólidos argumentos, depois de demonstrar que sabe o que se deseja que seja sabido, contestar esse saber. Não é para qualquer um. Mas não é impossível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário