Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 6 de maio de 2017
Os humanos são superiores aos animais não-humanos? Vi um homem falando sobre isso e justificando o pq do veganismo ser balela, q sem dúvida os humanos são superiores pq conseguimos nos desenvolver, temos raciocínio lóg e fazemos a civilização progredi+ diferente de animais que só se reproduzem e morrem
Sem dúvida, a espécie humana, dentre os animais atualmente existentes neste planeta (mas não necessariamente em outros momentos e em outros lugares), apresenta características distintivas que a colocam em um patamar mais elevado de capacidades cognitivas. Isso não significa que as demais também não as possuam em graus variados, inferiores aos da humana. A questão ética do vegetarianismo e do veganismo é que elas também apresentam senciência, isto é, são capazes de sentir prazer e sofrimento. O que se põe é o seguinte: não é ético querer para outros o que não se deseja para si mesmo. No caso, o sofrimento. Desejar o sofrimento para si é uma patologia psíquica. Uma pessoa humana saudável não o deseja. Logo não pode desejar para outrem. E esse outrem inclui qualquer ser capaz de experimentar sofrimento. Logo matar um animal senciente não é ético. Quanto ao raciocínio, os animais também o possuem em maior ou menor grau. Eles refletem sobre suas escolhas e tomam decisões. Essa atitude especista, de considerar a espécie humana um caso especial (talvez por supor que possua alma e as demais não) é similar a uma espécie de racismo, que considera que alguma raça da espécie humana seja superior a alguma outra. Mesmo que haja alguma diferença em algum aspecto, isso não significa superioridade em termos de valor. Da mesma forma, todas as espécies sencientes são equivalentes eticamente no que tange ao critério de não ser ético qualquer ação que provoque dor, sofrimento, prejuízo, tristeza ou o que seja de ruim, intencionalmente, a outrem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário