Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 6 de maio de 2017
Mas um elétron não emite somente a cor que absorveu? Por exemplo, se um elétron absorver o fóton de frequência correspondente a cor vermelha, ele não emitirá esse mesmo fóton novamente após decair nos níveis de energia? O mesmo não vale para os átomos? Como podem emitir infravermelho?
Não. Dependendo dos valores dos níveis de energia, ao absorver um fóton, um átomo pode ter um de seus elétrons excitados mais de um nível de energia acima do que estava e, ao decair, pode fazê-lo pela emissão de vários fótons, correspondentes ao decaimento gradativo entre os níveis até voltar ao fundamental. Além do mais, na matéria condensada, diferentemente dos gases, a absorção de um fóton pode excitar não apenas um átomo, mas um grupo deles, uma vez que são ligados. Então tem-se que considerar os níveis de energia do conjunto, que faz com que eles se tornem muito mais próximos e menos diferenciados em energia do que os níveis de um átomo isolado. Isso acontece, mesmo, para apenas uma molécula de vários átomos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário