quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Eu não gostaria de ser professora. Quero ser uma jornalista, sabe como é, escrever pra um jornal, formar opiniões, falar em público, gosto dessas coisas! mas dizem que nao é preciso diploma pra exercer o cargo de jornalismo. Isso é verdade?

Realmente, apesar do desejo em contrário dos jornalistas diplomados, a lei não exige diploma de jornalista para exercer a profissão. No meu entendimento, isto é correto e deveria ser aplicado a todas as profissões. Na verdade, o exercício de qualquer profissão de nível superior não deve ser restringido a quem possua o diploma, mas sim a quem prove sua capacidade, em um exame aplicado pelo organismo controlador do exercício da profissão. Para mim isto deveria valer até para médicos, engenheiros e advogados. Se você aprender tudo sozinho e passar no exame, que tem que ser extremamente rigoroso, então você tem que ter o direito de exercer tal profissão. É claro que o fato de ter feito o curso e obtido o diploma é algo que, sobremaneira, propicia o conhecimento e as habilidades necessárias. Mas é preciso ver que pessoas se formam nas mais diversas profissões tendo que comprovar o conhecimento de apenas 60% dos conteúdos considerados indispensáveis ao exercício profissional, que é a nota mínima de aprovação da maioria das universidades e faculdades. Já pensou que absurdo! Para mim a faculdade deve dar o conhecimento e o órgão controlador o direito do exercício, que poderá ser concedido sem o diploma a quem provar que sabe o conteúdo e domina as habilidades necessárias para tal exercício.

Ask me anything

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails