terça-feira, 21 de setembro de 2010

"O Universo não surgiu do nada e sim surgiu sem que tivesse do que ser proveniente, o que é outra coisa" ,está é uma colocação sua,não discordo,até por que não a entendi bem.Expressei-me mal na pergunta anterior.Na realidade,gostaria de entender como pode

Sua frase não está completa mas penso que você quer saber como pode algo surgir sem provir de algo precedente. Não se sabe como, mas se não se admitir isto não há como explicar a origem de tudo. Se se disser que foi por obra de Deus, isto não é explicação, pois então se teria que dizer de que modo Deus fez surgir tudo, sem que houvesse nada antes. Com Deus ou sem Deus o conteúdo do Universo apareceu sem provir de conteúdo nenhum que lhe precedesse. Se houvesse um conteúdo anterior, então já haveria Universo e seria preciso explicar o surgimento desse conteúdo anterior. Uma alternativa é considerar que tudo sempre existiu. Não há nenhum impedimento lógico nem ontológico para tal. O fato de ter havido um surgimento é inferido a partir de uma extrapolação para o passado da expansão cósmica observada. Há teorias que consideram que o conteúdo que iniciou a expansão proveio da contração final de um conteúdo prévio, de forma que o Universo se expandiria e contrairia em ciclos. Como os dados observacionais indicam que o Universo se expandirá indefinidamente, não é de se supor que hajam ciclos e, portanto, a expansão começou no big bang e não tinha nada antes (nem "antes").
Explicando de novo a diferença entre "surgir do nada" e "surgir sem ter do que provir". No primeiro caso, admite-se que exista algo, o "nada", uma entidade sem conteúdo, nem tempo nem espaço, da qual tudo teria provido. No segundo caso não se considera a existência de entidade nenhuma, nem algum "nada" e, então, o que existe surgiu sem provir de coisa alguma. Não é possivel existir algo que não tenha conteúdo nem espaço nem tempo e, se existisse, disso não se poderia provir coisa alguma, pois provir é uma transformação. O surgimento do Universo não é uma transformação, nem de nada em algo. Transformações supõe a existência de uma situação anterior e uma posterior. Antes que existisse tempo não haviam situações e nem algum momento que possa ser chamado de "anterior".

Ask me anything

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails