quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Willian Lane Craig diz que os ateus apresentam argumentos contra a existência de Deus mas não apresentam boas evidências pra se adotar a posição ateísta. O que acha?

Craig está inteiramente enganado. Ao atacar a fé, qualquer fé, não só a cristã, o ateista propõe algo muito melhor para substituí-la: a razão. Só a razão, assessorada pela dúvida metódica e pela investigação empírica, é capaz de alcançar a verdade, jamais a fé. A fé não pode ser critério de verdade nenhuma, pois existem fés sinceras em coisas inteiramente distintas que, certamente, não podem ser todas verdadeiras, pois a verdade é única. É preciso, pois, um critério extrínseco à fé para decidir qual a verdadeira, ou se nenhuma o é. Ora, então porque não adotar logo este critério e deixar de lado toda e qualquer fé? Só isto já é um excelente motivo para abandonar qualquer fé. Além disso, não há nenhuma evidência ou comprovação de que exista algo a que se possa chamar Deus, segundo o conceito que se tem de tal tipo de entidade. Isto não significa que não exista, mas mostra que não se deve supor que exista, até se ter alguma prova de que exista, já que não é evidente. O ônus da prova está em provar a existência e não a inexistência, justamente pela falta de evidência da existência. Não é preciso evidência da inexistência se não há evidência da existência, nem é preciso provar a inexistência. Os indícios da inexistência, porém, são enormes. Se o conceito de Deus inclui o fato de ser onipotente, onisciente, onipresente e onibondoso, então como explicar a existência do mal? Só se ele não for onibondoso ou não for onipotente. Mas neste caso, seria Deus?
Se Deus é um ser perfeitíssimo, porque criou um Universo tão cheio de imperfeições, como doenças, por exemplo? Só se for um incompetente. Mas, então, seria Deus? Se é onisciente, porque não atende as orações das próprias pessoas que crêem nele? A fração de orações que são atendidas é tão ridícula que é inteiramente indistinguível das ocorrências aleatórias. Não há como considerar que algum Deus vele pelo bem das pessoas. Desgraças acometem a qualquer um, seja justo ou injusto, bondoso ou malvado.

Ask me anything

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails