Extrinsecamente, não. O sentido, a razão e o propósito da vida é a própria vida. A vida existe para se manter, propagar-se. Surgiu por acaso, sem motivo nenhum. Mas é uma raridade preciosíssima. Por isto precisamos preservá-la a todo custo. Não só a de cada um, nem só a da nossa espécie, mas de toda a natureza. Crimes, guerras e devastações promovidas pela humanidade são o cúmulo da ignorância e da burrice. Preservar a vida é despir-se do egoísmo, pessoal, de classe, de raça, de gênero, de nacionalidade, de espécie e se abrir altruisticamente para a doação ao outro, seja ele nosso amigo ou não, seja da nossa raça ou não, da nossa classe ou não, do nosso sexo ou não, da nossa espécie ou não. Este é o significado que é preciso dar à nossa vida. Viver para que, por causa de nossa vida, o mundo se torne um lugar melhor para todos os seres, humanos ou não. Sabendo que esta vida é única: não há nada após a morte. Portanto o tempo urge.
Isto não tem nada a ver com Deus nenhum. Não se precisa considerar que exista ou não Deus para dar significado à vida. Se existir Deus, isto não muda em nada o significado a se dar à vida. Se não existir, o que é que eu penso que seja, também continua a mesma coisa.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 19 de setembro de 2010
para você, a vida tem algum sentido? se sim, como é possivel nao relacioná-lo a deus?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário