segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Civilização Europeia teve sorte de, em todos os lugares que visitou (seja ou não à força), seus costumes serem aderidos?

Pelo que me consta, sim, mas isto não é uma questão de sorte. Quer tenham sido impostos ou, apenas, assimilados, os costumes e a visão de mundo européia disseminaram-se por todo o mundo, sobrepujando civilizações mais antigas, como a chinesa e a indiana, além de outras mais recentes, como a japonesa, a árabe e as pré-colombianas, sem contar com lugares habitados por povos que ainda não tinham civilização, como parte das Américas, a Oceania e a Africa. Qual a razão?
Ao que me parece tudo se liga à superioridade cultural e tecnológica e ao pragmatismo dos europeus. O simples poderio militar não faria com que outros povos assimilassem a cultura européia, fato que vem acontecendo desde o domínio dos bárbaros pelos romanos que, depois, com a vitória militar dos bárbaros, não impediu que a civilização romana os dominasse, mesmo descontando seu decaimento na Idade Média. A Europa que começou a conquistar o mundo na virada para a Idade Moderna era a mescla das ruínas da civilização greco-romana com o sangue bárbaro e a espiritualidade semita do cristianismo. Este amálgama foi suficientemente forte para prevalecer sobre todos os povos que com ele tiveram contato. Mais recentemente, o desenvolvimento científico tecnológico europeu (considerando a América uma sucursal da Europa) suplantou outros aspectos na preponderância que a Europa ainda exerce sobre o Japão, a China e a Índia, por exemplo, onde as pessoas se vestem à moda ocidental, as indústrias produzem produtos desenvolvidos no ocidente, as cidades são construídas à moda ocidental, onde se sai para comer pizza, toma-se coca-cola e assim por diante.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails