segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Quando o senhor acha que irá lançar o livro sobre as perguntas? Ficará a venda pela internet também né? :)

Até o Natal já estará disponível pela internet no site do Clube de Autores, onde já me cadastrei. Divulgarei a página aqui. Para ter uma idéia, eis sua introdução:


Sou usuário da internet desde seu surgimento e até antes, quando fazia uso da Bitnet, interuniversitária. Muito antes da Web e do Windows, eu usava telnet e e-mail, pelo DOS. Foi pela internet que conheci minha atual mulher, Fátima. Fui um dos primeiros usuários do ICQ e uso o Orkut desde sua vinda para o Brasil. Tenho um site e um blog desde 2005 (www.ruckert.pro.br/blog) e participo de vários sites como Facebook, Orkut, Twitter, YouTube, Picasa, Scribd, Delicious e outros. No Orkut tenho tido uma participação bem ativa em muitas comunidades de discussão, especialmente sobre Filosofia, Ciências, Física, Matemática, Cosmologia, Astronomia, Neurociências, Evolução, Ecologia, Educação, Artes, Música, Literatura e Cultura em geral. Em fevereiro conheci o Formspring e me cadastrei, aguardando as perguntas (www.formspring.me/wolfedler). Para minha surpresa elas vieram aos montes, perfazendo quase 1220, nestes 11 meses, das quais ainda me faltam 149 para responder. O fluxo de chegada é de cerca de 3,7 por dia. O curioso é que as perguntas são, quase todas, muito interessantes. Há dois meses tive a idéia de reuni-las em um livro para publicar. Minha enteada Mayra compilou-as em um arquivo texto. Procedi a uma revisão, excluindo umas sem importância e outras repetidas, e eis aqui o livro pretendido.
As perguntas estão numeradas na ordem cronológica de minhas respostas e não da chegada das perguntas. Quando abro o site, respondo logo as que já tenho a resposta pronta na cabeça. Outras, porém, requerem consulta e estudo, e as deixo para depois, quando já tiver feito o estudo. Para comodidade do leitor, incluí uma listagem das perguntas por assunto, ao fim. Incluí, também, um glossário dos termos mais técnicos que empreguei, já que, possivelmente, nem todos dominam tal vocabulário. O livro possui, ainda, um índice remissivo e uma bibliografia das referências que consultei para as respostas. A referência bibliográfica, todavia, não está remetida a cada pergunta em que foi utilizada. Tampouco citei as inúmeras consultas a sites da internet. Muitas foram feitas à Wikipedia em sua versão em inglês, já que a portuguesa, salvo exceções, não é muito boa. Na Wikipedia, inclusive, há referências a sites sobre o assunto do artigo. Muitos sites interessantes podem ser encontrados em meu Delicious (www.delicious.com/ernestovon).
O conteúdo do livro não é uma escolha minha, mas dos internautas que me dirigiram as perguntas. Certamente eles tomaram por base o tipo de assunto que abordo em meus blogs e nos sites de discussão e relacionamento de que participo. Poucas questões foram rejeitadas e, quando o foram, é porque se tratavam de perguntas completamente inconvenientes ou descorteses.
É preciso que fique claro que este não é um livro técnico e nem uma obra de referência. Tudo o que está dito é minha opinião sobre cada tema. É o que eu acho a respeito. Mas o que eu acho é fruto de minhas leituras, meus estudos, meus cotejos e minhas reflexões, além de conversas e trocas de opinião que travo com amigos e pela internet. Todavia sou inteiramente aberto a mudar meu modo de pensar, se for convenientemente convencido por bons argumentos. O mais importante, para mim, não é achar as respostas, mas formular e discutir as perguntas. Para isto o Formspring é ideal. A responsabilidade sobre tudo o que está dito, contudo, é inteiramente minha.
Não posso deixar de expressar meus agradecimentos a minha enteada Mayra Resende Alexandre, que vem me secretariando nos últimos anos. Ao professor Evaldo Batista, do Colégio Anglo, pela revisão do português, ao meu caro amigo e confrade da Academia de Letras de Viçosa, José Levy de Oliveira, por ter escrito o prefácio, ao professor Adil Rainier Alves, diretor do Colégio Anglo, por todo o apoio, à minha mulher Maria de Fátima Alves Resende Alexandre, pelo incentivo e pela paciência e aos inúmeros internautas que enviaram as perguntas, sem as quais este livro não existiria.
Espero que a leitura deste livro abra a mente de todos para novas e ousadas possibilidades, para novas concepções e visões de mundo, no intuito de se construir uma sociedade próspera, justa, harmônica e fraterna, em que todos alcancem a felicidade e vivam significativamente suas vidas. Convido-os, portanto, a visitar meu Formspring e formular suas perguntas, que entrarão em uma segunda publicação desta obra, num futuro nem tão distante. Convido-os, também, a acessar meu site e visitar as demais páginas de internet de que participo.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails