domingo, 5 de dezembro de 2010

De onde vem o pseudônimo Wolf Edler?

Já dei esta resposta. Reproduzo aqui por conveniência:
Este pseudônimo, que significa algo como "Lorde Lobo", eu fiz em homenagem a meu avô Wolfgang Anton Ferdinand Ernest Ginzel Edler von Rückert que veio da Áustria para o Brasil em 1906, como imigrante, para não ser preso e possivelmente condenado à morte, como anarquista que era e envolvido com grupos de defensores da libertação da Hungria e da Tchecoslováquia do Império Austríaco. Ele havia nascido em Praga, que, à época, pertencia à Áustria. Mas sua família era de Viena. Como o pai dele era da nobreza, conseguiu que ele saísse como emigrante, tendo vindo para uma colônia em Sete Lagoas, Minas. Ele não sabia nada de agricultura, pois era professor de Russo e Tcheco na Academia Teresiana, em Viena. Além do Alemão, sua língua natal, ele falava Inglês, Francês, Italiano, Espanhol e Português (de Portugal). No Brasil ele conheceu minha avó, que era filha do adido comercial do Consulado Português em Belo Horizonte e se casaram. Depois ele foi professor de Inglês no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, onde também era Guarda Livros (contador). O pai dele era professor de Química na Universidade de Viena, onde chegou a lecionar para o Arquiduque Franz Ferdinand. Meu pai era professor de História e Geografia, além de ser contador também. Minha família é toda de professores, militares, médicos, engenheiros, advogados e funcionários públicos, tanto por parte de meu pai, quanto de minha mãe, cujo pai era Almirante Médico da Marinha de Guerra do Brasil e primo de Ruy Barbosa. Ninguém é nem foi empresário ou fazendeiro.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails