sábado, 26 de março de 2011

É certo que as fases da lua influenciam os mares. Dizem que nosso corpo é em torno de 70% água. Assim, seria possível as fases da lua também exercerem influências sobre nosso comportamento?

O fenômeno das marés não é devido à intensidade do campo gravitacional, mas ao seu gradiente, pois o lado da Terra voltado para a Lua está mais próximo dela do que o oposto. Este gradiente varia com o inverso do cubo da distância e não do quadrado, como a intensidade do campo. Assim a Lua, estando 392 vezes mais perto da Terra que o Sol, teria, pelo fator distância, um efeito de maré 392^3, isto é 60 milhões de vezes menor. Por outro lado, como o Sol é um terço de milhão de vezes mais maciço que a Terra e a Lua 81 vezes menos maciça que a Terra, o Sol é 27 milhões de vezes mais maciço que a Lua. Combinando o efeito da massa (diretamente proprocional) com o da distância, vemos que a maré do Sol é aproximadamente duas vezes mais fraca que a maré da Lua. A maré atua sobre tudo o que tiver massa na Terra, não apenas o oceano, mas a atmosfera, a crosta, o magma e… uma pessoa. Isto quer dizer que entre a maré cheia e a maré baixa, a pessoa fica mais leve (na cheia) ou mais pesada (na baixa), porque o puxão da Terra sobre ela, no referencial da Terra, aumenta ou diminui. Mas, em relação à própria pessoa, isto é o gradiente do campo gravitacional da Lua entre seu pé e sua cabeça, caso esteja de pé e a Lua no zênite, a diferença pode ser calculada como segue:
Distância à Lua: 380 milhões de metros
Altura da pessoa: 2 metros
Razão desses valores: 190 milhões
Cubo desta razão: 6,859 x 10^24
Isto é a fração com que a gravidade da Lua na cabeça da pessoa é maior que seu valor no pé da pessoa. Equivale a levar cinco moléculas de água do pé para a cabeça. Vê-se bem que esta maré é extremamente irrisória e não seria capaz de provocar nenhuma influência no humor ou em que quer que seja. A cada metro que uma pessoa se afaste da superfície, seu peso se reduz de uma fração 1,2 x 10^7, isto significa que a variação da própria gravidade da Terra entre seu pé e sua cabeça é 3,5 x 10^18 vezes maior que a maré da Lua sobre você.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails