terça-feira, 22 de março de 2011

@Th_NF O fato de existir na mente, seria uma concepção abstrata?

Tudo que existe na mente e não existe no mundo é uma abstração. Assim são os números, as figuras geométricas, as normas, as leis, os valores, como preço, beleza, bondade e outras mais. É claro que a mente concebe a idéia de coisas que existem no mundo. Para mim, o que existe no mundo eu chamo de ser e sua concepção mental eu chamo de ente. Nem todos concordam com essa distinção e, na verdade, ela é sutil. Eu digo que ser é o ente que, de fato, existe, isto é, está presente no mundo, fora das mentes. Real é o que existe, mas há várias categorias de realidade, como a física e a conceitual. Existe um unicórnio? Objetivamente não, mas existe a sua idéia. E Deus? Para mim é como o unicórnio.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails