terça-feira, 5 de abril de 2011

Por que o Universo não pode ter sido obra de um criador?

Pode, mas não seria necessário, logo pode ser descartado. A história da ciência mostra que, a cada dia, mais fenômenos são explicados de modo inteiramente natural, sem precisar recorrer a entidade extrínseca à natureza nenhuma. Assim também com o surgimento do Universo. A suposição de que este surgimento tenha sido um ato de criação de um agente não pertencente ao Universo traz grandes problemas. Quando tiver mais tempo vou desenvolver este assunto com detalhes. Volte a fazer a pergunta, para ficar na fila de minhas mais de 500 a responder.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

2 comentários:

Anônimo disse...

Para a pergunta: “Por que o Universo não pode ter sido obra de um criador?” não cabe a resposta “Pode, mas não seria necessário, logo pode ser descartado.” Por que assim concordo que existe um criador e concordo que fui criado por Ele, e se Ele é um ser desnecessário a opinião de um físico que se baseia em hipóteses também é. É o mesmo que afirmar que a matemática prova tudo, quando a matemática é uma mera abstração que deixa tudo sem especulação, o que não quer dizer que prove alguma coisa. O senhor tem noção das besteiras que escreve nesse blog?

Ernesto von Ruckert disse...

Besteira é supor que existe uma entidade mágica que interfere na natureza para criá-la e alterá-la. É claro que se há que basear em hipóteses para buscar explicações. A existência de Deus também é uma hipótese que se leva em consideração. Mas os indícios de que não seja verdadeira são bem grandes para que se possa rejeitá-la sem problema. Lamento que você não tenha a coragem de se expor, identificando-se.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails