Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 30 de setembro de 2012
O que é virtude?
Virtude, sob o prisma moral, é uma prática de vida, um modo de ser e de agir, uma concepção que se relaciona à realização de um bem, isto é, de algo que produza justiça, benefício, satisfação, alegria, felicidade. Não é um sentimento nem um hábito, mesmo que possa também ser. É algo examinado, desejado, escolhido, resolvido e executado de modo lúcido, consciente, livre e consentido. Isto é, poderia não ser feito, mas se quis fazer. As virtudes se enquadram em três categorias: as que se reportam à verdade, à bondade e à fortaleza. Nas primeiras estão a sinceridade, a honestidade, a justiça, a prudência, o ceticismo, a modéstia, a assertividade; nas segundas estão a solidariedade, a compaixão, a generosidade, a cortesia, a temperança, o altruísmo, a paciência, a calma; nas terceiras estão a coragem, a bravura, a perseverança.
Virtude também pode ser uma qualidade pessoal não ligada ao aspecto moral, como é o caso da inteligência, de sensibilidade, da beleza ou da força física ou outros atributos que sejam benéficos à própria pessoa, à sociedade e ao mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário