segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Já leu algum livro em outro idioma?

Sim, vários, em inglês, espanhol e francês. Especialmente livros didáticos de Física e Matemática. Os livros russos, muito bons em nível de pós-graduação, no tempo da União Soviética, eram editados em Francês para serem vendidos no mundo. Estudei pela coleção do Landau e Lifschitz, excelente. Em Matemática, estudei pelo Smirnov, também em francês. Em inglês eram a maioria dos livros que estudei relatividade e física quântica. Mas também já li literatura em inglês e em francês. Também aprendi um pouco de italiano para acompanhar os libretos das óperas. Agora estou aprendendo alemão e aperfeiçoando meu francês. Apesar de minha ascendência austríaca, eu não sabia alemão. Depois eu quero aprender russo e grego. Também sei um pouco de latim, que estudei quatro anos no ginásio. Interessante que, quando você aprende outras línguas, você fica mais por dentro do próprio português, porque toma contato com outras estruturas gramaticais e, então, entende as nossas. O alemão e o grego são importantíssimos para o estudo de Filosofia, e o russo é porque eu adoro literatura russa, bem como a cultura russa em geral, especialmente a música.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails