segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Como decidiu cursar física?

Quando adolescente eu tinha a ideia de cursar Arquitetura ou Engenharia Mecânica, pois gostava dos dois assuntos. Ao entrar para o Científico (atual Ensino Médio) me entusiasmei pela Física como ciência básica que investiga o funcionamento do Universo, já que sempre gostei de Astronomia e Cosmologia (pelo que me consta, desde o curso primário). Então resolvi fazer Física, mas o curso mais perto de Barbacena era em Belo Horizonte e meu pai não teria condições de me manter lá. Além disso eu já havia passado em um concurso para professor da EPCAR. Então resolvi fazer Matemática em Barbacena, trabalhando para pagar a faculdade particular, que era à noite. Mas eu dava aula de Física na EPCAR e na EAFB. Ao me formar, fui dar aula de Física na UFSJ e na UFJF, depois na UFV. Também dei aula de Estatística na UNIPAC. Já em Viçosa, saí de licença para fazer mestrado no CBPF, em Cosmologia. Acabei não fazendo doutorado porque aceitei cargos na administração da UFV, como Coordenador do Curso de Física, Chefe do Departamento de Física, Pró-Reitor de Graduação e Chefe de Gabinete da Reitoria. Ao me aposentar fui convidadeo para ser Vice-Diretor do Colégio Anglo, cargo que exerço até hoje. Escolhi a Matemática, a Física e a Cosmologia por serem, para mim, ciências mais filosóficas e eu adoro Filosofia. Só que achei que Filosofia eu poderia aprender auto-didaticamente enquanto Física e Matemática seria difícil. A escolha do Magistério foi porque, como professor, eu poderia influenciar mais a juventude e, assim, colaborar para consertar o Mundo, especialmente difundindo o gosto pelo conhecimento científico e, com isso, afastando as superstições e crenças religiosas infundadas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails