Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Sou ateu como o Sr. e tenho uma questão q n consigo superar: sendo nós humanos produtos da mesma evolução ocorrida com todos os seres vivos, n seria + coerente p/ essa visão de mundo eu ser vegetariano? P.S. adoro compulsivamente carne. O que o sr. me diz smile
Para começar, a natureza não tem compromisso nenhum em ser lógica nem coerente. Isso é uma concepção humana. Mesmo assim, não vejo que seria coerente sermos vegetarianos, pois evoluímos a partir de pré-hominídeos que eram onívoros, como nossos outros primos primatas superiores, como os chimpanzés. Nosso trato digestivo é capaz de digerir tanto vegetais quanto animais. Podemos nos tornar vegetarianos por uma opção consciente, mas não o somos por natureza. Se o fôssemos, nunca nenhum ser humano teria comido carne, como os herbívoros não fazem.
Biologicamente, num caso extremo, poderia se justificar o canibalismo de quem ja estivesse morto. Mas nisso entra uma questão ética, que ultrapassa a biológica. Eticamente é preferível morrer de fome do que matar outra pessoa humana para comê-la. De modo geral, eticamente é preferível morrer do que matar.
A ética é metafísica mesmo. E é superior a biologia, pois se reporta à harmonia da convivência gragária da humanidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário