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domingo, 30 de setembro de 2012
Existe um método melhor de seleção de vagas em universidades que o vestibular? Ou é necessário aceitar o clima de concorrência entre os estudantes (uma vez que, por regra, nem todos passarão)?
Sim. Para mim é, exatamente, o Exame Nacional do Ensino Médio. Mas ele precisa ser aperfeiçoado. Primeiro que devia ser aplicado semestralmente e, no fim, produzir um escore que seria apresentado à universidade pretendida para se proceder à seleção, por meio de um mecanismo como o SISU. Mas isso teria que ser para todas as universidades brasileiras, sem exceção, com o fim completo do Vestibular. Além do mais, em minha opinião, o escore para entrada em um curso superior não poderia ter ponderação diferenciada dos conteúdos por curso e precisaria ter um escore mínimo aceitável. Acho que deveriam haver questões por área e questões interdisciplinares, havendo um escore minimo por grupo e um global. Porque é preciso que advogados saibam matemática e física, engenheiros saibam história e português, médicos saibam matemática e história, por exemplo. Pelo menos no nível básico em que esses conteúdos são passados no Ensino Médio. E se acabariam com todas as políticas afirmativas, como as cotas para negros e outras. É preciso que todos tenham igualdade de oportunidades, sem privilegiar ninguém por nenhuma razão. Já que não há vagas para todos, e nem é preciso que todos tenham nível superior, o acesso só pode ser feito por mérito acadêmico. Isto é, provar que possui conhecimentos, domina habilidades, tem inteligência, enfim, que se é competente para fazer um curso superior bem feito e não esses chinfrins que há por aí. Para mim também deveria haver um modo de se medir o bom caráter e isso ser motivo de pontuação para acesso ao nível superior também. Isto é, mau-caratistas não poderiam ter oportunidades de progredir na vida. E isso não é nenhuma discriminação inválida. Essa é válida mesmo.
Realmente é muito difícil se fazer um teste do caráter. Mas pode ser aferido ao longo da vida estudantil e ser objeto de avaliação escolar. Como se o aluno foi pego colando, ou se é generoso, prestativo, ou se é egoísta e mesquinho.
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