terça-feira, 23 de julho de 2013

Acredita em Deus?

Não. Não acho que se deva acreditar em nada sem, pelo menos, fortes indícios. O ideal seria "saber" se existe ou não algum deus. Mas não há evidências e nem comprovações nenhuma nem da existência nem da inexistência. Todavia, os indícios contra a existência são muito maiores. Então me posiciono pela consideração de que não exista. Mas de forma cética e não gnóstica nem agnóstica. A mesma consideração eu aplico à existência de uma alma espiritual imortal e a outras entidades sobrenaturais, como anjos e demônios. Mesmo que eu achasse que existisse algum deus ou uma alma espiritual, não me filiaria a nenhuma religião, pois todas elas abordam a pretensa realidade sobrenatural de modo sectário, o que, para mim, não as recomenda, em absoluto. A consideração da divindade de Jesus Cristo e da redenção que sua morte teria produzido, para mim, são totalmente improcedentes e absurdas, mesmo supondo que exista um deus.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails