Certamente que sim. Se o Universo fosse determinista tudo estaria já previsto e sua ocorrência seria inevitável, Não haveria o que se escolher. É o que disse Laplace: "Une intelligence qui, pour un instant donné, connaîtrait toutes les forces dont la nature est animée, et la situation respective des êtres qui la composent, si d’ailleurs elle était assez vaste pour soumettre ces données à l’Analyse, embrasserait dans la même formule les mouvements des plus grands corps de l’univers et ceux du plus léger atome : rien ne serait incertain pour elle et l’avenir, comme le passé serait présent à ses yeux."
Isso, contudo, não é o que acontece. O advento da Física Quântica mostrou que a natureza é probabilística. A cada momento, o futuro reserva uma coleção de possibilidades. Não houvera isso, seria impossível se fazer qualquer escolha. O desenrolar dos fatos ao longo de todo o Universo advém de três modos de ocorrência: os puramente aleatórios, isto é, as coincidências casuais; os determinados por suas causas, que nada mais são do que probabiiidades extremamente concentradas e os que resultam de decisões voluntárias de algum ser com tal capacidade, como os humanos. Destino não existe. Nesse últimos entra o livre-arbítrio, mesmo que seja extremamente influenciado pelas circunstâncias e, especialmente, pelo inconsciente, sempre se tem uma margem de discordância em relação a essas fortes influências. Mesmo que se diga que é o inconsciente que resolve e comunica à consciência o resultado de sua decisão, ele pode fazer suas escolhas, sem que tenhamos consciência de como procede. Afinal a racionalidade não é a única feição da inteligência. A emoção e a intuição são fatores tão importantes quanto a razão e atuam no sentido de propiciar a melhor resposta em termos da preservação do organismo. Mas a consciência tem o poder de contrariar e agir em sentido oposto. Isso tudo seria impossível em uma natureza determinista.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário