Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 24 de julho de 2013
Boa noite professor Ernesto von Rückert, o que te parece este artigo? http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832013000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ("O eterno retorno do materialismo: padrões recorrentes de explicações materialistas dos fenômenos mentais").
Vou ler, mas te adianto que a ciência moderna não é mais materialista, mesmo que, em sua maioria, não admita a existência de realidades sobrenaturais, como deuses e espíritos. A realidade física não é mais concebida como apenas material. Além da matéria o Universo é substancialmente constituído de duas outras categorias de entidades: campo e radiação. E além dos constituintes substanciais, o Universo também é constituído das entidades formais espaço e tempo, bem como das estruturas que as entidades substanciais exibem dentro do espaço e das ocorrências que se dão com essas estruturas ao longo do tempo. Estruturas e ocorrências são categorias importantíssimas que fazem uma grande diferença ao se conceber as entidades existentes no mundo, em especial do tipo da mente e suas propriedades, como a consciência. Com esse tipo de concepção, pode-se, perfeitamente, verificar que a mente não é, simplesmente, material, mas também que não contém nenhuma entidade trans-natural como o que se chama de "alma" ou "espírito". Trata-se de algo completamente natural, isto é, físico, mesmo que não seja material, apenas. Essa concepção veio suplantar a velha noção de "materialismo", substituindo-a pela noção de "fisicalismo", que não é a mesma, mas, também, exclui todo o sobrenatural. O que me parece é que as pessoas que possuem a crença na existência do sobrenatural querem considerar que ela seja coberta pela ciência, pois a ciência não é capaz de explicar tudo em termos da matéria. Não é mesmo, Mas ir além da matéria não significa admitir o sobrenatural. Este não encontra guarida na ciência. Não há essa dicotomia entre matéria e espírito. A realidade não é uma coisa e nem a outra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário