quarta-feira, 24 de julho de 2013

Você é um filósofo?‎

Fiz esta pergunta para mim mesmo pois ela me foi feita fora do Ask e eu quero responder aqui.
Não, eu não sou um filósofo, pois, para tal, teria que ter a formação adequada: bacharelado, mestrado e doutorado em Filosofia. Sou licenciado em Matemática e mestre em Física, na área de Cosmologia. Isto é, sou um professor de Matemática e Física do Ensino Médio e Superior, nos quais já dei quase vinte mil aulas para mais de cinco mil alunos, em quarenta anos. Quase conclui o bacharelado em Matemática, se não tivesse interrompido para fazer o mestrado. Filosofia, contudo, sempre foi um assunto de grande interesse para mim, que eu tenho estudado diuturnamente desde a adolescência. Posso dizer que me considero um pensador, porque, inclusive, reflito sobre tudo o que estudo e sobre o que observo e tenho, nos últimos dez anos, escrito muito a respeito em meus blogs, há pouco mais de três anos, no Formspring e, agora, neste Ask, sem contar o orkut, ao qual me filiei desde 2005 e sempre participei ativamente das comunidades de Filosofia, discutindo bastante. Meu trabalho em blogs, inclusive, me valeu a eleição para membro da Academia de Letras de Viçosa, sendo, o primeiro e, até agora, único, membro com publicação exclusiva pela internet, que já chega quase à marca de doze mil postagens em blog, equivalentes a umas cinco mil laudas de texto. Visitem meu site www.ruckert.pro.br para conferir. Em setembro moderarei um encontro de escritores mineiros em Viçosa sobre o tema de publicação literária (incluindo ensaios) pela internet, na Universidade Federal de Viçosa, promovido pela Academia de Letras de Viçosa. Além de Física, Cosmologia, Matemática e Filosofia, tenho me interessado muito por Neurociência, que venho estudado há alguns anos, inclusive em livros de Medicina mesmo. Da mesma forma, não posso me denominar um neurocientista, mas tenho bagagem para discutir esse assunto, permeado de considerações sobre Filosofia da Mente e Psicologia. Meu interesse intelectual se estende, também, à musica, à literatura e à pintura.
Essa pergunta me foi feita no contexto do questionamento ao Olavo de Carvalho, que se intitula filósofo, sem ter a qualificação acadêmica correspondente. Certamente que não é um filósofo, mas pensador ele pode ser considerado, mesmo que eu discorde de quase tudo o que ele diz, além de constatar que ele revela total desconhecimento de temas que se mete a falar, como Física, por exemplo. Por outro lado, há quem tenha a qualificação formal mas não possua gabarito e bagagem intelectual suficiente para ser um verdadeiro filósofo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails