Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Lí que você é ateu, li algumas de suas respostas também. Não quero discutir religião, só queria saber o seu ponto de vista. Você afirma que Deus não existe ? Na teoria do big bang, havia uma massa/energia não acha que essa massa/energia poderia ser Deus, ou uma força maior sobre a Terra ? Joy
O conteúdo que começou a se expandir no Big Bang era um campo puro extremamente denso. A energia total que ele possuía é possível que seja nula, de acordo com algumas propostas ainda não confirmadas. Note que energia não é uma entidade, mas sim uma propriedade. Fosse ou não nula sua energia, esse campo não pode ser identificado com Deus porque não tem nenhum propósito de nada, não resolve nada, não tem projeto nenhum, não tem consciência de si, não tem inteligência e nem vontade. O que acontece com o conteúdo do Universo se dá inteiramente ao acaso, de modo circunstancial. Deus seria uma entidade planejadora e interventora, capaz de resolver o que quer e executar. Esse conteúdo também não era nenhuma "força", pois força é, meramente, um conceito inventado para medir a intensidade das interações. Mesmo que se use a palavra "força" com o significado de poder o conteúdo primevo do Universo não era um poder, mas só uma capacidade. o Big Bang foi um evento espontâneo, não provocado por nenhum poder. Da mesma forma que o evento de surgimento desse conteúdo que passou a se expandir no Big Bang, que surgiu sem ter do que provir, sem causa e sem propósito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário