Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 14 de março de 2014
Acho que o erro dos anarquistas é achar que a educação é capaz de qualquer coisa. Por mais que tenha educação, vai continuar nascendo pessoas más. O pensamento que a educação pode "modelar" qualquer pessoa é típico do Behaviorismo, que está ultrapassado.
Não é bem assim. Claro que existem pessoas más. Mas elas são minoria. Se a sociedade for suficientemente próspera e educada, a motivação para qualquer comportamento malévolo cai exponencialmente. Então a grande maioria será pacífica, ordeira, diligente, generosa, cooperativa, em suma, altruísta. Isso cria condições para que as pessoas de má índole sejam identificadas e rejeitadas pela sociedade. Que inclusive pode impedir, até fisicamente, que elas exerçam suas malvadezas, sem que seja preciso haver governo e nem polícia. Isso é como uma campanha de vacinação. Mesmo que todos não sejam vacinados, o fato da vacina estar "no ar" cria uma situação de proteção geral contra a doença que ela pretende prevenir. Quanto ao Behaviorismo, ele, de fato, em sua versão radical, a do Skinner, não confere com a realidade da vida psíquica. Mas há muitos aspectos válidos. Em termos de educação, não há dúvida que o ser humano também é susceptível a um condicionamento tipo pavloviano, pelo menos parcial. Isso é o que as religiões fazem com suas idéias de céu e inferno. No caso o prêmio e o castigo são imaginários. Mas funciona para muita gente, tanto é que há quem ache que as religiões são necessárias para conter a criminalidade. O anarquismo promete a paz e a felicidade na Terra mesmo. Mas a anarquia, o objetivo do anarquismo, não é algo que se implante para conseguir tais benesses. Pelo contrário. é algo que se alcança, uma vez que tais benesses sejam atingidas. A educação não é capaz de qualquer coisa, mas é capaz de quase qualquer coisa, Dentre elas, levar à anarquia, o suprassumo da civilização. Esse é o caminho que a humanidade vem trilhando nos últimos milênios. Mais alguns e se chega lá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário