sexta-feira, 14 de março de 2014

Professor Ernesto,na época que você estava estudando na UFV(Universidade Federal de Viçosa),você estudava quantas horas por dia em casa?Faz mal estudar por mais de 6 horas por dia em casa no caso de a pessoa gostar muito de uma determinada matéria como Física?

Eu não estudei na UFV, fui professor da UFV, como da UFJF e da UFSJ. Estudei minha graduação em Matemática na UNIPAC, em Barbacena e fiz meu mestrado em Física no CBPF, no Rio. Quando estudava, eu já lecionava várias horas por semana, de modo que não tinha tempo para estudar mais de duas horas por dia. Então tinha que me valer era do tempo da aula mesmo para aprender. Isso é importantíssimo. Em geral, na aula se entende, no estudo se aprende. Essa é a regra. Mas eu fazia exceção. Entendia e aprendia na aula mesmo. Não é problema estudar seis horas por dia. Somando com o tempo da aula não se deve ultrapassar o limite de umas dez horas por dia, ou doze, algumas vezes. Senão o cérebro fica esgotado. Mesmo assim, há que se fazer alguns intervalos. Pequenos a cada hora, maiores a cada quatro horas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails