sexta-feira, 14 de março de 2014

O que o senhor acha que leva as pessoas a acreditarem mais em relatos e em coisas sem lógica, como o criacionismo por exemplo, e ignorar os fatos da teoria da evolução entre outros que a ciência apresenta com exatidão ?

Há várias razões para isso. Primeiro porque as pessoas querem certezas e a ciência nunca dá certezas. A ciência é sempre provisória e sujeita a correções. Segundo porque o conhecimento científico, para ser entendido, requer dedicação e dispêndio de tempo e inteligência para sua compreensão. Não é imediato. Mas a realidade não é simples mesmo. É muito complicada. As explicações mitológicas são simples e não exigem muita reflexão. Basta aceitá-las. Depois, porque muitos consideram que, se algo é aceito pela maioria e assim acontece há milhares de anos, então tem que estar certo. Não pensam que tais critérios não garantem a veracidade de nada. Além disso, em geral se tratam de pessoas que só conhecem as explicações dos mitos em cujo ambiente social se encontram. Não sabem que outras culturas possuem explicações divergentes das que aceita e que, nelas, as pessoas estão convencidas da veracidade daquelas explicações tanto quanto as pessoas da cultura onde se insere estão das suas. Saber de outras explicações diferentes, leva a refletir sobre a validade de suas próprias. Para levar as pessoas a pensar a respeito seria preciso que as escolas estudassem as principais religiões, bem como história da ciência. E também, cosmologia, neurociências, evolução (mais a fundo) e esses temas que contestam as explicações mitológicas. Mas, em geral, os educadores não gostam de enfrentar o estabelecimento social geral, mesmo que, pessoalmente, não concordem com ele. É desgastante e se tem que ter uma personalidade muito forte para resistir indefinidamente às reações de oposição a ideias abertas. Mesmo não havendo mais inquisição, o livre pensamente é considerado criminoso (especialmente nas nações islâmicas).

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