Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 5 de março de 2014
Não entendi como a velocidade de avanço do gume de uma lâmina ao longo de um corte que ela faça pode ser maior que a velocidade da luz. Sei que não tô imaginando corretamente a situação. Pode explicar melhor?
Considere uma tesoura cortando uma folha de papel. Há duas velocidade envolvidas. A velocidade com a lâmina se movimenta e a velocidade com que o corte se propaga ao longo do papel. A primeira envolve um corpo físico que tem massa. A segunda é só a velocidade do ponto geométrico limítrofe entre o pedaço já cortado e o ainda não cortado. Esse ponto não tem massa. Se você fizer um desenho, considerando um ângulo A entre a superfície da lâmina e o papel, chamando de V a velocidade da lâmina e de v a velocidade do corte, pode achar que V = v.senA . Se A for pequeno, digamos 1°, senA = 1,7%, ou seja, mesmo que v seja 57 vezes a velocidade da luz, V não atingirá a velocidade da luz. Portanto, teoricamente, isso é possível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário