Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 5 de março de 2014
Professor criei uma conta nesse Ask só para interagir com você. Admiro suas respostas, eu gostaria de saber sua opinião sobre a relação que um físico pode ter com a metafísica. Pode uma ideia que acabou se tornando concreta e com base científica ter surgido de um pensamento metafísico ?
Para mim todo físico tem que entender de metafísica e reciprocamente todo filósofo tem que ter conhecimentos de física, biologia, cosmologia, matemática e outras ciências. A maior parte do conhecimento científico, anteriormente, era tido como filosófico, como é o caso da cosmologia e da psicologia. Certas noções metafísicas, como causalidade e determinismo, modificaram-se em função de conhecimentos físicos adquiridos. A estrutura da matéria era uma noção metafísica e passou a ser física. Concepções, como a dos quatro elementos e da quintessência, que diferenciava o mundo terrestre do mundo celeste eram metafísicas e passaram a ser científicas com a união que Galileu e Newton fizeram desses dois domínios. A noção de espaço e tempo absolutos, que era metafísica, foi derrubada cientificamente pela teoria da relatividade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário