Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 5 de março de 2014
Você deve saber que a Igreja Católica é a construtora da nossa civilização, né? A Igreja é a maior amiga das ciências (tanto é que criou a universidade moderna, com todos os seus conceitos de graduação que utilizamos), sabia??? Por que tantos ateus militantes ainda insistem em difamar a Igreja?
Aconteceu isso porque a Igreja passou a ser a entidade dominante na civilização européia na Idade Média. Se o cristianismo não tivesse tido sucesso, em minha opinião, o progresso da civilização teria sido maior ainda. A Igreja fundou universidades porque acabou com os centros pagãos, como a Academia de Platão, que durou mil anos. O Islã, que é um subproduto do judaísmo e do cristianismo, acabou com a Biblioteca de Alexandria. Então houve um período de trevas intelectuais, mais ou menos de 400 a 1100. Então é que começaram a aparecer centros de estudos leigos. Só havia intelectualidade nos mosteiros, mas ela era restrita a temas teológicos. Os árabes ainda não foram tão obscuros quanto os cristãos e acabaram introduzindo a filosofia e a ciência na Europa, através da Espanha. Se não fosse o sucesso do cristianismo, talvez nem tivesse surgido o Islã. Com o paganismo, penso que estaríamos em melhores condições de civilização. Inclusive porque, sendo ele mais relaxado, seria mais fácil de ser extinto do que o cristianismo e o islamismo. De qualquer modo, o saber só começou a deslanchar depois do renascimento, quando a influência da Igreja começou a cair e o pensamento começou a se arejar com a liberdade de pesquisa sem se importar se feria ou não o que a Igreja considerava certo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário